domingo, 25 de julho de 2010

Reputa-quem?




Nunca me preocupei com a minha reputação. Deve ser por isso mesmo que nunca a tive.
No colégio, era uma estrela apagada, sempre pelos cantos, fugindo das "aborrescentes" que implicavam comigo pelos motivos mais bestas do mundo; o cabelo arrepiado, o andar sorumbático, ser repetente, falar baixinho, a acne que me atacava... Não gostava dos colegas de sala, eram ricos, metidos e eu sempre ficava na minha. Elas sempre preocupadas em arrumar os cabelos. Eles sempre preocupados em serem os carrascos. Sempre me senti muito diferente.
Assim fui, até entrar pra poesia e descaralhar de vez. Sempre caguei dois quilos pro que as pessoas pensassem de mim. Se minha roupa estava suja, amassada ou furada. Se meu cabelo estava castanho, lilás ou de sete cores.
Se não tinha cadeira, sentava no chão. Se não tinha mesa, o copo estava no banco. Se tinha vontade de tomar uma cerveja, ia no boteco da esquina. O mais pé sujo, no meio dos bêbados e trovadores das madrugadas, lá estava eu, menina nova e já com uma péssima reputação.
Ah, o bar da esquina... Foi lá que eu comecei a perceber que esse negócio de reputação é um engano, talvez uma vingança, só serve para ser aplicado contra seus inimigos.
Chamavam de arara, na encolha, quando botava o cabelo de pé, eu nem aí.
Chamavam de vagabunda, de puta, por ficar com quem eu queria, eu mandava tomar...
Tudo muito às escondidas, pois quem me conhecia mesmo, achava era muito simpática.
A gente acha o que acha das pessoas, todos guardamos algum julgamento dentro de nós, pro bem ou pro mal, e externar ou não é só uma escolha, uma questão de saber conter sua língua.
Me viam com uma mulher, já diziam que eu era sapatão.
Me viam com um amigo e já diziam que era namorado, ficante, sainte, e até já recebi conselho de quem achava que eu estava apaixonada. Amigo também se abraça, ou será que não?
Nunca fui fã do "falem mal, mas falem de mim.", mas passei da menina sem-reputação para a menina com a pior reputação. Será que foi uma evolução?
Seja como for, quando eu morrer, vou virar santa.


Quando eu morrer, joguem minhas cinzas no boteco da esquina.


Isa Blue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se.