domingo, 14 de setembro de 2008

E eu me pergunto...

Por que tanta discussão sobre qual a religião está mais certa? Por que tanta afetação e pseudo-ceticismo? Por que as pessoas não podem simplesmente aceitar-se umas às outras? Será que vivemos mesmo em sociedade?
Uma coisa eu aprendi, e não foi muito fácil: nenhum deus é o mesmo deus. Todas as coisas que eu penso do Deus que me rege, me sinaliza os caminhos certos ou errados, são divergentes das coisas que você pensa sobre o seu Deus e como é sua aparência, ou como ele te trata, todos os aspectos são diferentes se você for comparar. Se comparar o deus de todo mundo, não sobrará religião sobre religião. Os conceitos cairão, o julgamento cessará, e essa incansável certeza de sustentar a verdade absoluta ruirá. Graças a Deus.
Cada um tem a sua verdade. Mas é tão difícil aceitar a coexistência de uma verdade que não é a sua! Aliás, é tão difícil sustentar o pensamento quando várias verdades estão num mesmo patamar.
A religião, ou a vida espiritual de cada um, há de ser individual, pois cada indivíduo é Uno, tem seus pensamentos secretos, suas vontades, sua noção de certo ou errado e sua percepção do Universo.
E assim será: se o indivíduo acreditar com toda a voracidade que ele vai morrer e aproveitar a vida eterna no Jardim do Éden, se acreditar que vai encontrar Deus e ele será um velhinho de barba e cajado na mão, se crer que seu corpo vai virar pó e nenhuma alma sairá dele, se tiver certeza que ao morrer sua alma virará um espírito da Terra, protegendo um rio ou uma propriedade, que assim seja. Todos precisam acreditar em alguma coisa. Tem gente que prefere acreditar no time de futebol do que acreditar em Deus. Eu acho Deus muito mais confiável, pois ele já treinou o bastante para errar uma jogada na cara do gol. Ainda mais se estivermos falando da Seleção Brasileira. Mas cada um acredita no que cabe em si.
Que falta de tato ficar tentando promover a sua religião como a que salvará...Se salvar pra você é morrer em paz, isso vai depender dos seus atos e não de um Deus.
Nenhum Deus te absolverá de tuas culpas, essa atitude deve partir de ti primeiro. Ficar se agarrando em um deus para resolver tudo, para salvar, para ter glória, para ter paz, para deitar tua cabeça no travesseiro e te livrar dos pesadelos do teus próprios atos não resolve tua vida.
Tem gente que vive pensando no dia de sua morte. Eu fico matutando quão triste podem ser essas pessoas que pensam tanto que vão ter a salvação quando morrerem. É ou não é uma forma de suicídio lento?
Para mim, Deus é o meu Inconsciente. E quando Jesus falou "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.", ele estava falando que Deus está dentro de cada um e que ninguém poderá prometer um encontro com um Deus que não esteja dentro de si mesmo. Nessa fala ele abominou as religiões como são hoje em dia: pessoas que se aglomeram idealizando um Deus Todo-Poderoso que faz milagres, ao invés de olhar dentro delas mesmas e procurar indícios de Deus lá. Pois se procurarem, certamente vão encontrar.
Deus está em mim também como o Inconsciente Popular. Assim sempre sei o que está certo e errado, sempre sei o melhor caminho, sei quando erro, quando magoo alguém, quando devia ter feito diferente, quando as pessoas esperam mais de mim. Sempre sei as respostas para meus problemas, e isso não é um ensinamento de Jesus Cristo.
Li uma vez que, segundo pesquisas, nos primeiros dezoito anos de vida chegamos a ouvir, em média, entre 65 e 130 mil frases e mensagens destrutivas dos pais, professores e adultos importantes. Acho que lembro de algumas delas e tenho certeza que meu caráter não foi formado pelo que elas significam, mas pelo que eu não queria que elas significassem. Alguém sempre me disse o que estava bom e o que não estava, e a esse alguém eu chamo Deus.
Seria muito mais fácil se todos acreditassem no que eu acredito? Não. Seria muito ruim, pois logo esteriotipariam um Deus melhor, criariam um monte de superstições, até doentes psiquiátricos seriam considerados portadores de mensagens divinas.
A questão é que quando procuro respostas ou melhores resultados, eu olho pra dentro. E dentro de mim eu vejo que estou sozinha, pois todos estão gritando mensagens sem sentido, trechos bíblicos que não se aplicam, misturando dinheiro e espírito, almejando uma poltrona com vista livre para o céu, quando a vida acontece aqui na Terra. Parece alienação, mas a verdade é que a sociedade(leia-se povo brasileiro) está solitária e carente. Essas religiões que fazem muito barulho e trazem pouca carga espiritual, estão tomando conta do povo enfraquecido por dívidas bancárias, banalização das relações, esgotamento mental e todas as doenças sociais atuais. E aceitar várias verdades - a verdade só é absoluta para cada um - é algo que a maioria dos seres humanos não conseguem, pois não conseguem nem se aceitar ou se encaixar na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se.