sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cara Isabela,

Chuva aterrorizante lá fora, enxurrada de pensamentos aqui dentro. Queria escrever pra mim uma carta para nunca mais cair nas bobagens que caí, para eu nunca me esquecer de tudo que aprendi com as pessoas erradas.
E a carta seria mais ou menos assim:


Querida Isabela,
Você pouco se lembra de mim, mas eu já fui muito parecida com você. Felizmente, você cresceu e eu fiquei no seu passado.
E embora você já tenha se esquecido de mim, há coisas que nós vivemos juntas e que você não deve se esquecer. A começar se você se sentir apaixonada. Não posso pedir que escute meus conselhos, até porque vc é mais velha que eu, mas se baseie em experiências anteriores da sua vida. E é isso que vim aqui lembrar-lhe.
Quando você conhecer uma pessoa, seja lá que intenção tiver com ela, ouça a opinião dos seus amigos sobre ela, se alguém já conhecê-la há mais tempo que você, peça a opinião deste alguém sobre sua sanidade e caráter antes de qualquer tipo de aproximação. Não avalie pontos negativos. Por exemplo: "Ela é meio maluca, mas é excelente pessoa", não, isso não vale. Se é maluca não é excelente pessoa, pode ser uma pessoa boa, mas não o suficiente para você se relacionar com ela.
Preste sempre atenção quando estiver namorando. Nunca passe por cima dos seus sentimentos por alguém. Não deixe que o seu namorado tenha mais importância em sua vida que você. Quando ele te der um fora, mande-o pastar, sem culpas. Sim, ele vai voltar arrependido. Sempre volta. Homem adora que a mulher seja decidida e coerente. Jamais caia na burrice de se deixar dominar por uma pessoa a ponto de voltar atrás em uma decisão previamente tomada só para não magoá-la. Você pode se magoar, mas ela não? Você não nasceu para ser crucificada. Nem Jesus escolheu isso pra ele, foi apenas uma fatalidade.
Se teu namorado te disser que não te ama mais e que vai te deixar, deixe-o primeiro. Isso vai fazê-lo pensar antes de falar. E você estará dando a ele a oportunidade de crescer. E se ele não fala nada mas não te trata mais com tanto carinho quanto no início, deixe-o também.
Se seu namorado for um 171 declarado, nada o impede de mentir para você também. Você não é mais esperta que o resto do mundo. O fato de vc poder vasculhar as coisas dele atrás de provas não é o bastante para descobrir certas fraudes, inclusive traições, se você levar a palavra do sujeito como a primeira verdade.
Nunca caia na besteira de sentir-se dona de uma propriedade quando se trata de uma pessoa. Ninguém pode ser dono dos seus pensamentos, seu único dono é você mesma.
Case com alguém que gosta de conversar. Mesmo se a pessoa fizer lipo, plástica, botox, não vale à pena ficar mais de duas semanas com alguém que não sabe bater um bom papo. Entenda por "papo" ouvir e ser ouvido. "Falar" indefinidamente não é conversar. Atenção: Nunca desrespeite esta regra!
Você não se lembra, mas te conheci bem o bastante para saber que você se apaixona fácil, tem sorriso fácil, mas não é fácil. Não espere que todos entendam isso. Quando precisar, dê um basta. Lembre-se que pedir socorro, às vezes, é necessário. Quando você se sentir impotente, peça ajuda a quem tem obrigação de lhe ajudar. Sejam amigos, professores, ou até mesmo a polícia.
Não fale mais do que deve. Quando, por uma ingestão alcoólica, você sentir as palavras saindo de sua boca, engula rapidamente. Você sabe que amanhã vai se arrepender de ter falado isso.
Se você não souber como puxar papo, não puxe. Quando encontrar uma pessoa determinada a entrar na sua vida, o assunto vai fluir rapidamente.
Não adianta apenas saber seus limites, tem que insistir nos exercícios para transcender.
Você não é obrigada a entender tudo nem saber de tudo, você é humana e tem outras prioridades que não lhe permitem se aprofundar mais em certo assunto. Não é vergonha admitir que não sabe. Não finja que sabe. A pessoa nota que você não sabe pela sua insegurança.
Se afaste de pessoas que te fazem mal. Não lhes dê ouvidos. A harmonia só pode ser alcançada através da auto-educação. Não pague o mal com o mal. Mas saiba dar um chute no saco se for preciso.
Não existe azar nem má sorte, existem fatalidades.
Nenhum ritual(de TOC) pode mudar o curso da sua vida. Repito: Você é o dono dos seus pensamentos.
Sempre diga que ama e mostre o quanto ama uma pessoa, você não se arrependerá. Melhor deixar flores do que espinhos no seu caminho.
Não dá pra ser amigo de todo mundo, nem tente.
Há pessoas que vão lhe magoar, isso não é motivo para que considere-as como inimigos.
Lembre-se do seu lema: Disciplina, Perseverança, Superação!
Se você for subir um degrau, carregue quantos amigos puder, mesmo que eles não estejam no mesmo degrau que você. Eles vão querer te acompanhar e vão ficar felizes por você ter pensado neles durante sua subida, pois a maioria só lembra quando cai.
"Pô, mas você me manda uma carta só pra me dar ordens? Te conheço?" - Estou apenas te lembrando, se você vasculhar no seu cérebro, vai encontrar vagas lembranças e saberá que tudo que digo é verdade.
Leia e absorva esta carta todas as vezes que estiver em dúvida sobre que decisão tomar.
Quero ressalvar que esta carta não vai impedir você de se decepcionar, ninguém está a salvo disso, ainda que se precaveja.
Saudações e juízo!

Assinado: A Sua Eu Antiga de 15 de Maio de 2009, às 16h07m.