quinta-feira, 21 de maio de 2009

Eu & Meu Armário

Poema! Poema! Poema!


Hoje de manhã estava comentando sobre como eu adorava essa coisa da multiplicidade do eu, de ser várias e, principalmente, já ter sido tantas. Esse assunto é recorrente em vários poemas meus e de poetamigos tão inconstantes quanto. Pra falar a verdade, eu adoro mudar, renovar, surpreender. E aí hoje eu abri o blog da Clauky e notei que ela diz "Minha mente é fértil...Estou grávida de idéias!". Isso me fez lembrar este poema que estou postando abaixo. Enjoy it!



Eu e Meu Armário
(Isabela Figueiredo)


eu sou uma pessoa muito parecida comigo
eu tô grávida de mim
a pessoa que eu era me engravidou
quando eu sinto, eu penso,
e sei distinguir quem de nós eu sou
às vezes é o recurso, o instinto de sobrevivência
às vezes o incontrolável inconsciente humano
nunca me darei nomes
sem saberei quantas somos
as outras assistem quando estou falando
mas estão lá, vivas, dando piteco
nos atos, fatos, percalços, incertos
tem horas que mando todo mundo ficar quieto
para poder escutar meus gritos

eu era todas as outras
mas às vezes aparece mais uma
eu sou todas elas e nenhuma

ninguém deveria julgar ninguém pela pessoa que foi
mas só por quem ela é agora
eu vi várias dentro de mim
e se tivesse faltado alguma
eu não seria a pessoa de hoje
mas a que fui ontem
porque me faltaria sempre uma

eu coleciono pessoas antigas
tem gente que coleciona coisas muito mais inúteis!
eu coleciono informações, palpites, experiências, observações
eu coleciono pessoas que eu não uso mais

às vezes as pessoas me perguntam:
Isabela?, pensando na outra
eu respondo Não, eu sou a Isabela.
mas acho que elas não entendem muito bem
já que me acham tão parecida comigo
mas não sou eu!
essa que você conheceu, agora é um casaco empoeirado
pode ter se passado duas semanas
quanto tempo você demora para trocar de casaco, afinal?
para perceber que uma calça justa não dá mais?
essa que eu sou já foi de alguém, talvez
ou veio uma manga de cada um
um botão de cada conselho...

é, você ganha uma pele nova
e ninguém repara que a antiga já era
todo mundo acha que cabe uma pele por cima da outra
ninguém espera que você se desfaça da velha amiga de tantos anos
mas essa não sou eu
eu sou uma pessoa muito parecida comigo
mas não me visto nem morta
só vira casaco quando me sobra
quando é hora de trocar a pele da cobra
enquanto isso eu ando nua
amassando espinhos, despetalando comentários
mas não sou aquela nem a outra
sou apenas eu e meu armário.

Um comentário:

  1. não me acho tão parecida comigo, rs.

    enquanto vc troca a pele, eu saio do casulo.
    são tantas... mas acho que elas se dão bem com isabelas ;-)

    ResponderExcluir

Expresse-se.